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INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Preparatório para Concurso de Promoção LC-1.080/2008

Início: 14/5/2013
Término: 8/8/2016
Carga horária: --
Professores:
Escola AFPESP

Curso Encerrado

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Curso online - Preparatório para Concurso de Promoção LC-1.080/2008


Foi divulgado mais um concurso de promoção para os servidores públicos do Estado de São Paulo, alcançados pela Lei complementar nº 1080/2008. Para ver os editais, acesse este link.

A Escola AFPESP, mais uma vez,  promove o curso online Preparatório para Concurso de Promoção - LC 1080/2008 visando preparar os candidatos a obterem a almejada progressão nas suas carreiras.

O curso online é composto de 4 matérias obrigatórias + 1 optativa a escolher conforme o setor para o qual o aluno deseja prestar concurso.

Conteúdo completo
Por um valor similar ao dos cursos com uma única matéria, o aluno tem acesso ao conteúdo completo necessário para o Concurso de Promoção.

Matérias Obrigatórias
  • Interpretação de texto
  • Administração Pública
  • Informática Básica
  • Inventário Comportamental

Matérias Optativas (1 matéria à escolha do aluno)
  • Gestão do Atendimento e Comunicações Administrativas
  • Gestão do Ciclo de Compras e Suprimentos
  • Contratos de Gestão, Convênios e Parcerias
  • Gestão do Desenvolvimento do Esporte, Lazer e Cidadania
  • Planejamento, Orçamento e Finanças
  • Gestão Estratégica de Pessoas e Recursos Humanos
  • Sistemas de Informação
  • Transporte e Administração de Frotas

As informações completas sobre todas as matérias você encontra no final da página.

Oferecido em 2010, o Curso Preparatório para Concurso de Promoção obteve um alto índice de aprovação, e agora está de volta com seu vasto conteúdo, ajudando seus alunos a alcançarem a tão almejada evolução profissional.

O curso é on-line, possibilitando ao aluno fazer seu próprio horário, com interatividade através de debates em sala e perguntas aos professores via e-mail. É possível se inscrever a qualquer hora e estudar de qualquer lugar, a qualquer horário.

O Curso Online Preparatório para Concurso de Promoção oferecido pela Escola AFPESP é um sucesso de aprovação no concurso com altos índices de satisfação de seus alunos. Faça parte deste grupo e seja também um caso de sucesso. Matricule-se já!


Conteúdos Programáticos

Interpretação de texto

Obrigatória

Conteúdo:

Leitura: diferentes objetivos

Objetivos principais
   1. Apresentar a concepção de leitura e de interpretação que será aprofundada no curso, assim como discutir sobre o ato de ler em diferentes situações da vida.
   2. Apresentar o modelo de pergunta de interpretação de textos vigentes em concursos públicos.

Leitura: (re)construção de sentidos
Objetivos principais
   1. Perceber que no ato de ler utilizamos vários tipos de conhecimento, com destaque para o conhecimento de mundo, conhecimento dos gêneros e conhecimento do texto e contexto histórico.

Leitura: contexto e vocabulário
Objetivos principais
   1. Discutir a importância do conhecimento lexical (vocabulário) para a compreensão e interpretação dos textos.
   2. Aprender estratégias para compreender o vocabulário do texto sem o uso do dicionário, especialmente em situações de concurso público.

Leitura: efeitos de sentido I
Objetivos principais
   1. Perceber aspectos importantes para a leitura, especialmente questões que não são ditas, mas precisam ser compreendidas.
   2. Estudar os pressupostos, implícitos e a ambiguidade presente em textos.

Leitura: efeitos de sentido II
Objetivos principais
   1. Perceber as relações entre textos no processo de compreensão, com enfoque na ironia, intertextualidade e paródia.

Leitura: quem fala no texto?
Objetivos principais
   1. Estudar as formas de citação que podem ocorrer em textos diversos: discurso direto, discurso indireto e outras formas de utilizar as vozes de outros.
   2. Reconhecer as vozes nos textos através do processo de interpretação dos textos.

 

Clecio dos Santos Bunzen Júnior

Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio, Mestre em Linguística Aplicada (UNICAMP), Doutor em Linguística Aplicada (UNICAMP). Autor de livros didáticos para jovens e adultos.

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Administração Pública

Obrigatória

Objetivo: Capacitar o candidato, servidor público, para a realização do exame do módulo 1, das Competências Básicas, na disciplina “Noções de  Administração Pública” do Concurso de Promoção da Lei Complementar 1.080/2008, de que trata o Edital de Abertura nº 01/2011, publicado no Diário Oficial do Estado em 23/12/2011.


Conteúdo Programático:

Conceitos Gerais
– Estado
Funções do Estado
Os Poderes do Estado
Governo
Funções de Governo

Administração Pública
Administração Direta
Administração Indireta
Concentração e Desconcentração
Centralização e Descentralização

Princípios da Administração Pública
Ato Administrativo
Serviço Público
Agências Reguladoras
rincípios do Serviço Público
Direitos dos Usuários do Serviço Público
Qualidade na prestação do Serviço Público
Desburocratização

Controle na Administração Pública
Controle Interno
Controle Externo
Controle Social

Políticas Públicas
Gestão Pública
Gestão Pública contemporânea – Nova Gestão Pública
Aspectos básicos da gestão financeira e do planejamento na administração pública
Gestão por resultado
O Servidor Público no contexto da gestão pública contemporânea
Avaliação de Desempenho

Parcerias na Administração Pública
Contratualização de Resultados

Sandra Lúcia Fernandes Marinho

Especialista em Planejamento e Gestão Governamental, com experiência na administração estadual, no desenvolvimento e implementação de projetos nas áreas de controle e avaliação da gestão pública; consultora na aplicação e implementação da metodologia de planejamento estratégico em organizações públicas e da sociedade civil; participou da implantação do modelo de Plano Plurianual - PPA, estruturado por programas, introduzido em 2000 e coordenou a elaboração dos programas do PPA 2000-2003; coordenou a elaboração do PPA 2004-2007 e implantou o Sistema de Monitoramento dos Programas e Ações do PPA - SIMPA; docente e consultora em programas de capacitação nas áreas de planejamento e orçamento público na FUNDAP/SP, na ESAF/Federal e outras Escolas de Governo; foi responsável pela definição de metodologias, elaboração de manuais e capacitação de gestores da administração estadual, envolvidos no processo de elaboração orçamentária; atua na administração estadual, no desenvolvimento e implementação de projetos nas áreas de controle e avaliação da gestão pública desde 2005.

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Informática Básica

Obrigatória

Word

• Manipulando arquivos 
• Editando textos 
• Formatando textos (2 aulas)
 

Excel

• Conceitos Fundamentais 
• Formatando planilhas 
• Utilizando Fórmulas 
• Inserindo Gráficos 


PowerPoint

• Criando a primeira apresentação 
• Aprimorando e organizando a apresentação 
• Animando Textos e Objetos 
• Configurando a Apresentação de Slides

 

José Alexandre Monteiro

Desenvolveu mais de 20 cursos na área de informática quando era sócio da Treinart Editora, especializada na elaboração de apostilas para cursos de informática. Hoje minha empresa (ITCompany) é a desenvolvedora da plataforma de ensino à distância WebClasses, utilizada por diversas instituições de ensino de ensino superior ou fundamental e médio, do País.

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Inventário Comportamental

Obrigatória

Módulo 1 – Inventário Comportamental   
– O que é um Inventário
– Definições gerais
– Tipos de Inventários Comportamentais
Panorama histórico
Aplicabilidade de um Inventário
Peças de um Inventário Comportamental
Sobre a estrutura interna

Módulo 2 Competências Comportamentais   
– Conteúdo Programático das Competências Comportamentais
Os Estilos Comportamentais
Detalhamento dos estilos comportamentais
Estilo de passividade face ao estresse
Subestilo com predominante passividade face ao estresse
Estilo de intolerância face ao estresse
Subestilo com predominante intolerância diante do estresse
Estilo de equilíbrio face ao estresse

Módulo 3 – As Crenças Pessoais   
– Aquecimento quanto as crenças pessoais
– A intensidade do significado pessoal
– Estratégias Atitudinais positivas
– Barreiras Atitudinais

Módulo 4 – Os Estilos de Aprendizagem   
– Estilos de Aprendizagem

Módulo 5 – Conteúdo Programático das Estratégias de Tomadas de Decisões
– Estratégias de Tomadas de Decisões

George Barbosa

Possui graduação em Psicologia, graduação em Pedagogia, mestrado em Psicologia e doutorado em Psicologia, todos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Pesquisador e membro da Sociedade Brasileira de Resiliência (SOBRARE), Membro da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABMPSP) e atua como Orientador Convidado em projeto de desenvolvimento acadêmico de Resiliência. No âmbito corporativo trabalha como Coach Executivo / Emocional. Atualmente pesquisa principalmente Terapia de Casal e Família, Interfaces da Informática com a Psicologia; Resiliência Pessoal, Corporativa e Ambiental, Gestão de Pessoas e Orientação Profissional. Também integra como desenvolvedor o Projeto de Pesquisa em Divulgação Científica em Nanotecnologia na FAPESP.

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Comunicações Administrativas

Optativa

Refere-se às políticas arquivísticas e aos procedimentos relativos à comunicação externa e interna dos órgãos e entidades do Estado, serviços de protocolo, arquivo e acesso a documentos, bem como o controle de acervos. Abrange, ainda, ações de incorporação e utilização de tecnologias da informação.

Módulo 1
Introdução e Atos Administrativos - Conceitos, elementos, atributos e espécies
Módulo 2
Atos Administrativos - Atos Normativos

Módulo 3
Atos Administrativos - Atos processuais e atos de comunicação

Módulo 4
Melhores práticas de elaboração de atos administrativos -  Redação Oficial - Parte 1

Módulo 5
Melhores práticas de elaboração de atos administrativos - Redação Oficial - Parte 2

Módulo 6
Melhores práticas de elaboração de atos administrativos - Redação Oficial - Parte 3

E ainda apostilas e textos complementares para as matérias:

Gestão do Atendimento
Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho


Luiz Carlos de Carvalho Silva

Servidor público estadual
Área atual de atuação: Gestão de documentos (8 anos)
Lotação: Casa civil
Departamento de gestão da documentação técnica e administrativa
Cargo: Diretor técnico III
Membro do grupo técnico para implementação do sistema de protocolo único do estado - sub-grupo de regras de negócio e sub-grupo de planejamento de implantação do sistema
Atualmente administrador central do sistema SPDOC (protocolo único)
Professor no treinamento a 300 usuários do sistema SPDOC

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Gestão do Ciclo de Compras e Suprimentos

Optativa

Legislação, conceito e introdução; Regras e princípios da licitação; Direitos de preferência e vedações; Tipos e modalidades de licitação; Exceções à regra de licitação; Fases da licitação; Fluxogramas; Anulação e revogação; Competências; Contratos Administrativos e Modernização do processo de contratações.


Módulo 1
Introdução
Importância da compra pública
Licitação, finalidade e procedimentos
Princípios fundamentais nas licitações
Poder de compra

Módulo 2
Inteligência na área de compras
Modalidade de licitação
Pregão, nova modalidade de licitação
Fluxograma: Concorrência – Lei 8.666/93
Fluxograma: Tomada de Preços – Lei 8.666/93
Fluxograma: Convite – Lei 8.666/93
Fluxograma Pregão Lei 10.520/02
Tipos de licitação
Fases e procedimentos licitatórios
Edital
Fase externa ou executória
Inversão de fases
Adjudicação
Homologação
Revogação e anulação de licitação
Impugnação
Recurso
Exceção à regra de licitar
Regime de adiantamento
Registro de Preços
Sanções Administrativas
Revisão da lei de licitação

Módulo 3
Conceito e características dos contratos administrativos
Gestão dos Contratos
Modalidade de contratos administrativos
Sistemática de assinatura de contratos:
Exigência de Garantia
Alteração ou rescisão unilateral
Equilíbrio econômico e financeiro
Execução do contrato
Controle e fiscalização dos contratos
Recebimento do objeto
Rescisão dos contratos administrativos
Sanções Administrativas

Módulo 4
Modernização do processo de contratações e Gestão de Suprimentos
Principais sistemas de gestão do Estado de São Paulo
Cadastro de Serviços Terceirizados
Siafem-SP
Siafísico
Ambiente Eletrônico de Contratações
Pregão Eletrônico
E-negócios públicos
Licitação Sustentável

Módulo 5
As microempresas e as empresas de pequeno porte nas licitações públicas
Inversão de fases
CAUFESP
CADIN Estadual
Selo Socioambiental

Módulo 6
Suprimentos
Especificação de materiais
Gestão de materiais
Gestão de estoques
Glossário
Principais Legislações Estaduais Endereços eletrônicos para consulta
Bibliografia

Marina Fogato

Marina Fogato é graduada em Ciências Contábeis pela FAI e Direito pela UMC, pós-graduada em Controladoria Governamental pela PUC e Contabilidade Pública pela FIPECAFI. É docente credenciada da Fundap e participa de projetos da Escola de Governo da EGAP/Fundap para capacitação de servidores públicos; da Lopes Cursos ministrando cursos de Licitações e Contratos e Curso para Pregoeiros, bem como na FAZESP – Escola Fazendária ministrando o curso de Programação e Execução Orçamentária e Financeira. Trabalha na Secretaria da Fazenda de São Paulo junto à área financeira na condição de assistente.

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Contratos de Gestão, Convênios e Parcerias

Optativa

Nova área de competência intermediária que busca aferir a capacidade para a formulação, implementação e gestão de contratos de gestão, convênios e parcerias.

Módulo 1
Contrato de Gestão
Contrato de Gestão com órgãos e entidades da administração
pública (contratualização intragovernamental): Objetivo
– Noção geral e contextualização histórica
Legislação Básica
Procedimento de Celebração
Ampliação da Autonomia Gerencial, Orçamentária e Financeira
Identificação dos participantes
Prazo de vigência

Módulo 2
Contrato de gestão com organizações sociais (federais e paulistas)
Noção geral e contextualização histórica
Legislação básica
Campo de aplicação
Qualificação das entidades
Convocação pública
Direitos e obrigações dos participantes
Metas de resultado e indicadores de desempenho
Previsão de incentivos econômicos
Aspectos financeiros e orçamentários
Política de pessoal e regime de contratação da entidade
Prazo de vigência
Fiscalização, controle, monitoramento e prestação de contas
Descumprimento dos compromissos assumidos
Rescisão
Responsabilidade dos participantes

Módulo 3
Termo de parceria com organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP)
Noção geral e contextualização histórica
Legislação básica
Campo de aplicação
Procedimento de celebração
Cláusulas essenciais do termo de parceria
Prazo de vigência
Fiscalização e prestação de contas
Descumprimento dos compromissos assumidos
Rescisão e denúncia unilateral do termo de parceria
Responsabilidade dos participantes

Módulo 4
Convênios
Noção geral
Natureza jurídica e função
Função
Natureza Jurídica
Legislação aplicável
Formalidades
Estrutura Formal
Aspectos Financeiros
Aspectos Orçamentários
Prazo de vigência

Módulo 5
Convênios
Campo de aplicação
Convênio entre órgãos e entidades da administração pública
Convênio com terceiro setor

Módulo 6
Convênios
Questões sensíveis
Aditamento
Remuneração e ressarcimento de despesas
Rescisão e denúncia unilateral do convênio

Módulo 7
Convênios
4. Figuras afins
4.1 Acordo de cooperação
4.2 Protocolo de intenções
Módulo 8:  Parcerias
1. Consórcio, convênio de cooperação e contrato de programa

Módulo 9
Parcerias
Concessão comum, patrocinada e administrativa (parceria públicoprivada)
Parceria Público-Privada
Legislação
Campo de aplicação
Cláusulas obrigatórias
Remuneração do contratado
Conselho Gestor do PPP
Licitação
Consulta Pública
Sanções
Sociedade de Propósito Específico

Módulo 10
Parcerias
Delegação de atividades
Serviço Descentralizado
Terceirização
Serviço Social Autônomo
Fundação privada de apoio
Uso de bem público por particulares

Módulo 11 – Parcerias
Comparação entre formatos de parcerias
Contrato administrativo
Convênio tradicional
Contrato de gestão com órgão e entidade da administração pública
Contrato de gestão com organização social
Termo de parceria com OSCIP
Concessão comum, patrocinada e administrativa (parceria público-privada)

Pedro Ivo

É advogado, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cursando MBA Pós Graduação-Especialização em Direito Tributário pela IBE-FGV. Possui Extensão e Especialização em Estruturas Societárias e a Tributação pela FGVLaw, MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí/Flórida Christian University. Possui experiência nas áreas de Direito Administrativo, Empresarial, Tributário e Trabalhista. Foi Secretário Geral e Assessor Técnico da JUCESP, Assessor Municipal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Jundiaí, bem como Diretor Executivo do Centro de Integração da Cidadania de Campinas, ligado à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, e Consultor Jurídico da Cavalcante Serviços em Licitações Ltda EPP. Atualmente, é exerce a função de Diretor Técnico na Corregedoria Geral da Administração, ligada à Secretaria de Estado da Casa Civil de São Paulo. Professor de Direito de Planejamento Tributária nos cursos de MBA da FCG – Escola Internacional de Negócios; Professor de Legislação Social e Legislação Tributária da FCG – Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

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Gestão do Desenvolvimento do Esporte, Lazer e Cidadania

Optativa

Nova área de competência intermediária que busca aferir a capacidade para formular diretrizes de programas, projetos e ações de política publica voltadas para esporte e lazer, em diferentes áreas de atuação: esporte educacional, esporte de rendimento, esporte e lazer para a população como meio de melhoria da qualidade de vida e saúde, esporte e lazer para terceira idade, esporte, esporte e lazer para pessoas com deficiências, capacitação em esporte e lazer. Análise de projetos esportivos, avaliação de custos, monitoramento das ações e resultados. Gestão de projetos esportivos executados pela administração. Esta área ganha evidência frente à copa do mundo que será realizada no Brasil em 2014.


Conteúdo Programático

1 – Politica Estadual de Esporte, lazer e Cidadania
– Lazer e Pratica Esportiva
Esporte e Sociedade
Formação de Talento Esportivo
Manifestações Esportivas

2Planejamento,  Organização e Execução Esportiva
Estrutura Esportiva do Estado
Regulamento Administrativo das Competições Esportivas do Estado
Calendário Anual de Eventos e Competições
Competições mais destacadas do Calendário Estadual
Organização de Eventos Esportivos
Organizações de Mega Eventos
Eventos Esportivos de Pequeno e de Médio Porte
Noção de Gestão e Marketing Esportivo

3Convênios e Parcerias Esportivas
Noção Geral, definições , características
Conteúdo Básico
Questões Sensíveis
Celebração Específica de Convênios Esportivos

José Medalha

Mestre e Doutor em  Educação Física pela Indiana University- EUA.
Livre-Docente em Educação Física pela Universidade de S. Paulo.
Professor Titular aposentado da Escola de Educação Física e Esporte da USP.
Atual Coordenador de Educação Física e Esporte da Universidade de Ribeirão Preto- Campus Guarujá/SP.
Técnico Desportivo da Coordenadoria de Esporte e Lazer da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer do Estado de São Paulo de 1969 a 1982.
Conselheiro do Conselho Regional de Educação Física do Estado de S. Paulo, de 2009 a 2015.
Ex- técnico da Seleção Brasileira masculina de Basquetebol nas Olimpíadas de Barcelona 92.

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Planejamento, Orçamento e Finanças

Optativa

Refere-se às características gerais do Sistema Orçamentário e Financeiro e sua forma de operação no Estado de São Paulo, para a tomada de decisões cotidianas que envolvam orçamentos. Trata do ciclo de planejamento – Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA), Modelo de gestão por programas; da elaboração orçamentária e seus sistemas de apoio – Estrutura de Programas e Ações (EPA), Proposta Orçamentária Setorial (POS); da execução orçamentária seus sistemas de apoio e acompanhamento – Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (SIAFEM), Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária (SIGEO), Sistema de Alterações Orçamentárias (SAO).


Conteúdo Programático

Propósito e Fundamentos do Planejamento Público
Modelo de Gestão por Programas - Foco nos Resultados
Estrutura de Programas e Ações de Governo
Instrumentos Constitucionais de Planejamento Público
A Integração entre os Instrumentos de Planejamento - PPA, LDO e LOA
A Lei de Responsabilidade Fiscal formalizando a integração entre os Instrumentos de Planejamento

Plano Plurianual - PPA
Base Legal
Abordagem do PPA na Lei de Responsabilidade Fiscal
O PPA como instrumento do Planejamento Público
Integração do PPA com a LDO e com o Orçamento
Quem elabora o PPA: competências e atribuições do órgão central e dos órgãos setoriais
O Ciclo de Gestão do PPA
Elementos Essenciais do PPA
Conteúdo do PPA
Monitoramento e Avaliação de Programas e Ações do PPA

Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO
Base Legal
Conceito, Definição e Finalidade
Exigências Constitucionais
Disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal
Quem elabora a LDO: competências e atribuições do órgão central e dos órgãos setoriais
Etapas de Elaboração
Análise e Reavaliação dos Programas e Ações do PPA x Orçamento executado x Receita prevista
Texto do Projeto de Lei
Anexo de Prioridades e Metas
Anexo de Metas Fiscais
Anexo de Riscos Fiscais

Lei Orçamentária Anual - LOA
O “Orçamento-Programa”
Ciclo Orçamentário - Execução x Elaboração
Agentes envolvidos no Processo - “Responsabilidade Compartilhada”
Análise e Reavaliação dos Programas e Ações do PPA x Orçamento executado x Receita prevista
Conteúdo Obrigatório conforme:
Lei de Responsabilidade Fiscal
Lei Federal 4.320/64
Lei de Diretrizes Orçamentárias
Estrutura Orçamentária - Despesa e Receita
Estrutura Programática - Base p/ Planejamento das Despesas Orçamentárias
Compatibilização das Receitas e Despesas
Classificação Orçamentária da Receita
Classificação Orçamentária da Despesa Pública
Institucional
Funcional
Estrutura Programática
Econômica segundo a Natureza da Despesa
“Despesas” na Lei de Responsabilidade Fiscal
Fontes de Recursos
Etapas de Elaboração da Proposta Orçamentária
Vinculações Legais e Constitucionais
Limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal
Fluxo do processo de elaboração orçamentária

Audiências Públicas - O Processo Democrático
Execução Orçamentária e Financeira da Despesa
Integração - Plano Plurianual / LDO / LOA e Execução Orçamentária
Implicações da Lei de Responsabilidade Fiscal sobre a Execução Orçamentária
Programação da Despesa
Distribuição da Dotação por Cotas
Programação Financeira
Cronograma Mensal de Desembolso
Contingenciamento
Fases da Despesa Pública
Reserva
Empenho
Liquidação
Pagamento
Regime de Adiantamento
Fluxo de Execução da Despesa
Remanejamento de Recursos
Alterações Orçamentárias
Créditos adicionais
Regras de Encerramento do Exercício
Restos a Pagar
Despesas de Exercícios Anteriores
Execução Orçamentária x Monitoramento e Avaliação de Metas como instrumento de “accountability”

Professora Katia Monteiro

Jornalista, técnica especializada em Planejamento e Orçamento Público, profissional da administração pública estadual de São Paulo, com experiência na área de definição das metodologias, elaboração e acompanhamento dos instrumentos constitucionais de planejamento: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. Consultora e docente em programas de capacitação para agentes públicos na Fundação do Desenvolvimento Administrativo - FUNDAP/SP, na Escola Fazendária do Estado de São Paulo - FAZESP, na Escola de Administração Fazendária do Governo Federal - ESAF e outras escolas de governo. Atuou na concepção e introdução de diversos Sistemas Informatizados do Estado, dentre outros: Sistema EPA - Estrutura de Programas e Ações do Governo do Estado de São Paulo; Sistema POS - Proposta Orçamentária Setorial e Sistema GDOC - Edição do Livro - Orçamento do Estado. Co-autora dos livros publicados: "Desenvolvimento Gerencial na Administração Pública do Estado de São Paulo", Secretaria de Gestão Pública - FUNDAP - 2009 e "Sistema Orçamentário do Estado de São Paulo" - Secretaria de Economia e Planejamento - 1998.

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Gestão Estratégica de Pessoas e Recursos Humanos

Optativa

Refere-se às atividades de recursos humanos e gestão de pessoal. Trata de administrar cargos e funções-atividade, estabelecer quadro funcional, realizar seleção de servidor, provimento de cargo e preenchimento de função-atividade, administrar vida funcional dos servidores. Abrange ainda, práticas de gestão de pessoas, metodologias de avaliação de desempenho e competências, desenvolvimento e capacitação de servidores, segurança e medicina do trabalho.


1. Política de Administração de RH
1.1 - Sistema de Administração de Pessoal
1.2 – Despesa de Pessoal
1.3 – Normas Gerais Aplicáveis aos Servidores Públicos
1.4 – Regimes Jurídicos e Retribuitórios
1.5 – Meritocracia
  - Avaliação e Evolução por desempenho e competências:
  - Remuneração Variável:
1.6 – Segurança e Medicina do Trabalho

2 . Gestão de Vida Funcional
2.1 – Legislação de Pessoal: Ética, Responsabilidades, Direitos e Deveres – Lei nº 10.261/68
a) Direitos e responsabilidades:
b) Deveres, obrigações e proibições
c) Improbidade Administrativa
d) Penalidades Disciplinares
e) Procedimentos Disciplinares
2.2 – Previdência

3. Gestão de Pessoas
3.1 – Planejamento e controle de recursos humanos
3.2 – Recrutamento e Seleção no Setor Público
3.3 – Estabilidade de Servidores Públicos
3.4 – Avaliação e Desenvolvimento de Pessoal
3.5 – O papel do RH na Gestão de Pessoas

Professora Kelly Lopes Lemes

Graduação em Direito na Universidade do Oeste Paulista em Presidente Prudente.
Assistente Técnica de Coordenador na Unidade Central de Recursos Humanos.
Assistente Técnico de Recursos Humanos na Secretaria de Administração Penitenciária.
Docente no Curso de Ingressantes da Fundap.

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Sistemas de Informação

Optativa

Refere-se à área de competência intermediária “Tecnologia da Informação” do último concurso. Alteramos a descrição para torná-la mais clara e aderente aos objetivos da área.


Veja o conteúdo abordado no curso anterior:

Refere-se ao controle e suporte da implantação, funcionamento, operação e manutenção dos sistemas informatizados e dos equipamentos eletrônicos do Estado, bem como a proteção à integridade dos documentos eletrônicos.

Algorítmos e Linguagens de Programação

    - Conceito de Algorítmos
    - Conceito de Dados
    - Conceito de Programa
    - Tipos de Dados
    - Estruturas de controle
    - Funções
    - Exemplos e exercícios
Banco de Dados
    - estruturas de dados e arquivo
    - construção de Modelos de Dados
    - Diagrama Entidade-Relacionamento (E-R)
    - Projeto de Banco de Dados
    - Modelo Relacional
    - Noções de Linguagem SQL
Redes de Computadores
    - Conceitos básicos de rede
    - Topologias de redes
    - Equipamentos de rede
Engenharia de Software
    - Requisitos
    - Design
    - Construção
    - Teste
    - Manutenção
    - Qualidade de Software
Governo Eletrônico e Promoção da Cidadania
    - O Governo Eletrônico e seus impactos nas organizações públicas

Professor José Alexandre Monteiro

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Transporte e Administração de Frotas

Optativa

Refere-se a ações relativas à fixação da frota, aquisição, registro, regularização, manutenção, abastecimento, controle  do uso, da movimentação e da guarda de veículos oficiais, em convênio ou locados.


OBJETIVO

Permitir o desenvolvimento das seguintes competências-chave:
    •    Conhecer a legislação existente que trata de administração de frota dentro do estado de São Paulo, despertando o desejo de se aprofundar no assunto.
    •    Desenvolver rotinas e ferramentas para o controle de frotas sob a sua gestão, bem como, as implicações da falta de controle.
    •    Controle do pessoal responsável em conduzir os veículos oficiais, fiscalizando o uso e conservação de tais veículos.
    •    Desenvolver controles que auxiliem na gestão adequada dos combustíveis, controle da qualidade e consumo dos mesmos.
    •    Desenvolver ferramentas que auxiliem no controle da manutenção, verificando a qualidade dos serviços executados por terceirizadas ou manutenção própria, bem como, a fiscalização da  aplicação das peças.
    •    Possibilitar o entendimento mínimo dos diversos tipos de manutenção existentes e decidir qual o melhor para frota.
    •    Conhecer os escalões de manutenção existentes, bem como, a competências para sua realização.
    •    Decidir como e onde executar a manutenção da frota.
    •    Conhecer os diversos controles existentes para operacionalizar a frota.
    •    Como fazer para otimizar meios e recursos visando baixar custos.
    •    Como prolongar o tempo de utilização dos veículos educando condutores, fiscalizando a utilização, coibindo o aparecimento de pequenos danos, consumo elevado de combustível, desgaste prematuro de pneus.
    •    Como realizar controles estatísticos visando a avaliação da gestão de frota baseados nos indicadores estabelecidos.


Conteúdo programático

 

Módulo 1
As Funções da Logística Integrada

Módulo 2
A cadeia logística e suprimentos públicos com foco em transportes Internos

Módulo 3
O custo dos transportes

Módulo 4
Sistema de Administração de Transportes

Módulo 5
Classificação de frota e enquadramento dos tipos e marcas de veículos

Módulo 6
Aquisição, registro e regularização 

Módulo 7
Controle do uso e abastecimento

Módulo 8
Movimentação e guarda

Módulo 9
Manutenção da frota

Módulo10
Fixação da frota

 

Wagner de Oliveira Festino

Função: Policial Militar

Formação Superior:
Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública - PMESP
Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública I - PMESP
Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública II - PMESP
Tecnólogo de Administração Policial-Militar - PMESP
Administração de Empresas - em curso - UNIP

Outras qualificações:

Gestão de Projetos - PMBook
Programador em visual basic - PMESP
Organização Sistemas e Métodos - PMESP
Técnicas de Direção Defensiva - PMESP
Gestão pela Qualidade - Rumo a Excelência - FNQ
Mecânica de automóveis - SENAI
Gestão de Frota - PMESP

Experiência profissional:

Chefe de Pátio de Manutenção de veículos - PMESP
Chefe de Seção de Manutenção Rápida - PMESP
Chefe de Seção de Manutenção 2º escalão - PMESP
Gestor de Contratos de Manutenção - PMESP

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